SóVimPraDançar por Naiara Azevedo

Sobre a Páscoa...

terça-feira, abril 15, 2014

A Páscoa está chegando e todo mundo quer deixar sua casa mais fofinha...rsrs Procurei inspirações para as mesas da páscoa e viajei nas ideias. Tudo depende da sua imaginação, não precisa nem gastar muito. Você pode aproveitar e enfeitar a sua mesa com guloseimas, coelhinhos, ovos, guardanapos, toalhas de mesa decorativas e por aí vai...

Mas antes vou falar um pouco mais sobre essa data tão especial...

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A Páscoa está repleta de símbolos. Fiz uma busca de alguns significados:

Ovos de páscoa: na antiguidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente simbólico.

O chocolate: as civilizações dos maias e astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda. Na Europa o chocolate aparece a partir do século XVI. Já os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX.

Os coelhos: a tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães em meados do século 18: o coelho "visitava" as crianças e "escondiam" os ovinhos para que elas os procurassem. No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento, a vida. É também o símbolo da fertilidade e da abundância da vida.

A cruz da ressurreição: traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O pão e o vinho: na ceia sagrada, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, o pão e o vinho foram dados aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.

O cordeiro: para os católicos, simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

Vcs já sabiam de todos os significados? Eu não sabia e adorei aprender...rsrs #svpdtambémécultura

E quem não ama a páscoa né? Agora sim vamos nos inspirar nas mesas e decor...

Beijos, Nai.

0 comentários:

@SoVimPraDancar