SóVimPraDançar por Naiara Azevedo

Smoothie Antioxidante

segunda-feira, setembro 30, 2013

Meninas, como segunda-feira é o dia internacional do começo da dieta, nada mais justo que uma receitinha mega saudável! Pedi a ajuda das nutricionistas Caroline Nóbrega e Tatiana Aires do Leve Gourmet e elas toparam! Primeiro vai rolar a receita de como fazer a tão famosa biomassa de banana verde que utilizaremos na receita do smoothie, ok?

A biomassa de banana verde é responsável por ajudar a equilibrar nossa flora intestinal, previne câncer, controla o índice glicêmico dos alimentos, ajuda no funcionamento intestinal e promove saciedade para dietas com restrição de calorias.

Ingredientes:
Bananas beeeeeeeeeem verdes , pode ser as mais comuns como prata, Pacovan. Água e uma panela de pressão.

Como fazer:
- Lave as bananas com casca, uma a uma;
- Adicione-as em uma panela de pressão, com água fervente  (para criar choque térmico) e as cozinhe cobertas com água por 8 minutos na pressão;
- Desligue o fogo e espere o vapor escapar naturalmente. Permaneça as bananas em água quente e vá retirando-as uma a uma da panela com ajuda de um garfo grande e retirando as cascas;
- Processe imediatamente em um liquidificador as bananas verdes cozidas sem nenhuma adição de água, até que formem um creme meio rosado;
- Para conservar e usar sua biomassa em diversas receitas pode armazenar em caçambas de gelo, fazendo os cubinhos de biomassa ou em outros recipientes maior e congelar com perecibilidade do produto de até 4 meses.

Utilize essa biomassa em molhos, bolos, biscoitos, sopas, vitaminas e smoothies funcionais. Adicione saúde a suas preparações substituindo ingredientes calóricos e maléficos à saúde como farinhas refinadas por biomassa que além de ser saudável não agrega sabor de banana algum a sua preparação. 

Para fazer o smoothie antioxidante de frutas vermelhas (as frutas vermelhas, mais precisamente as berries, são as frutas de poder mais antioxidantes que encontramos para nossa saúde, além de deliciosas):

Ingredientes:
1 xícara de chá de frutas vermelhas congeladas (amora, framboesa, mirtilo);
100 ml de água gelada;
2 cubos de gelinho de biomassa de banana verde (como ensinado na receita anterior);
1/2 xícara de chá de gelo;
Adoçante a gosto (dica sucralose ou estévia);
1 colher de chá de raspas de gengibre para dar refrescância e aumentar o poder antiinflamatório do seu smoothie.

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador com modo pulsar até ir formando um creme e bater um pouco mais no modo normal do liquidificador até unificar todos os ingredientes.

Agora é só se deliciar com essa receita saudávele funcional. O smoothie pode até substituir uma pequena refeição como um lanche pré treino (dependendo de seu treino, claro, tem que avaliar cada individualidade de cada um) ou um lanche comum.
Já tomei e posso dizer que ele sacia bastante e é bem gostoso!!!

Beijos, Nai.

3 comentários:

yasmine marques disse...

Naiara só pode fazer com frutas vermelhas? ou outro tipo de fruta?

M2sis disse...

Dica incrível e super nutritiva!!!! 👏👏👏👏

M2sis disse...

Dica incrível e super nutritiva!!!!!! 👏👏👏👏👏

@SoVimPraDancar