SóVimPraDançar por Naiara Azevedo

Carreira de Arquiteta

quinta-feira, outubro 04, 2012

Hello meninas, ainda bem que hoje já é quinta...hehehehe Vamos terminar o restinho da semana :)
Recebi um e-mail de uma leitora do blog que é de Mossoró me perguntando como é ser arquiteta, pois irá prestar vestibular e quer saber a minha opinião já que sou uma profissional atuante na área. Resolvi não só responder a ela mas a todas as minhas leitoras que irão em breve escolher a sua profissão ou de alguma forma não se encontrou ainda na profissão que irá seguir. 

Quando eu fui prestar o vestibular, já sabia que era arquitetura que queria fazer. Nunca pensei em outra faculdade, só queria arquitetura. Quando vc não tem dúvidas do que quer fazer já ajuda um pouco né? Mas sempre fui assim, decidida. Passei no primeiro vestibular e fiz a faculdade em 5 anos na Unp, aqui em Natal. Durante o curso, sempre estagiei na área (um fato muito importante, pois foi onde mais aprendi). Durante o curso, algumas matérias me identificava mais, outras não, isso é normal, daí vc vai vendo qual o caminho que deve seguir, já que o curso tem um leque de opções onde vc pode atuar. Sobre a questão que toda a arquiteta tem que saber desenhar perfeitamente, pode desencanar disso, ok? Não precisamos ser excelente desenhistas, claro que temos que saber rabiscar, desenho básico e tal, mas nada do outro mundo nem de desenhos extraordinários. Hoje, temos a tecnologia a nosso favor, todo o projeto é feito em um programa chamado Autocad que vc aprende também na faculdade. Como também programas em 3d para facilitar o entendimento do cliente. Ahh, gostar de matemática, física e calculo também ajuda pois na faculdade temos muita matéria exata :)
Depois que me formei montei um escritório com mais duas amigas. No começo, como em qualquer profissão é complicado, mas aos poucos os clientes vão aparecendo e as coisas acontecendo. Falta ainda um pouco de valorização do nosso trabalho na sociedade, ainda existem pessoas que acham que não precisam de arquiteto para planejar sua casa e depois, claro que se arrependem e recorrem aos nossos milagrosos serviços! Meu dia a dia se resume a arquitetura e o blog, muita pessoas me perguntam porque não me dedico mais ao blog e deixo a arquitetura de lado. Respondo que jamais farei isso. Sou realizada com a minha profissão e não abandonarei jamais!!!! Me sinto realizada quando chego no meu escritório, quando vou ver uma obra, quando o cliente está satisfeito com o trabalho realizado e isso não tem preço. Depois faço um post com alguns trabalhos meus, ok?

Tento dividir o meu tempo com minhas duas profissões (pois o blog  se tornou uma coisa séria). Tenho que admitir que é bastante cansativo, minha semana é puxada e tenho que entrar madrugada a dentro praticamente todos os dias da semana para dá conta das duas paixões. Mas é isso mesmo, quem foi que disse que viver é fácil?!

Selecionei um trecho do documentário "A vida é um sopro", de Fabiano Maciel, sobre a vida e a obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, vale a pena vcs assistirem:

A arquitetura é uma profissão apaixonante, envolvente e encantadora. 

Espero que tenha ajudado e esclarecido um pouco mais sobre a minha profissão. Bom vestibular e boa sorte Jú :)

Beijos, 

4 comentários:

Rayana disse...

Que massa Nai, adorei o post. Tbm vou fazer vest esse ano. Bjos e sucesso sempre :)

Tereza Medeiros disse...

Acho linda a profissão de arquiteta e vc está certíssima, dá pra dividir demais as duas profissões :) Bjos e parabéns!

Anônimo disse...

Que horas vc fica no seu escritório???Faço academia lá no Espaço América e sempre esta fechado:Manhã ,tarde e noite.

Naiara Azevedo disse...

Olá Anônimo, não tenho horário fixo. Vou todos os dias lá em sua maioria a tarde. As vezes vc passa e vê as luzes apagadas mas tem gnt trablhando lá dentro. Se vc quiser ir conhecer, podemos marcar uma hora, ta? Bjos

@SoVimPraDancar